Porque ocorrem falhas nas pesquisas dos andamentos, diário oficial e outros serviços de terceiros?

Um dos pontos que mais destacamos é a transparência, justamente por isso estamos escrevendo esse post para esclarecer minunciosamente porque ocorrem algumas falhas e como lidar com elas, nas buscas de andamentos processuais, de pesquisas no Diário Oficial e outros serviços que buscam dados de outras páginas no sistema Legis Peritis.

Nossa maior preocupação é justamente a imagem de nosso trabalho e a palavra “erro” ou “falha” sempre causa um certo pânico ou insegurança, nossa intenção é justamente fazer com que nossos clientes entendam sobre essa parte do sistema e dá-los a devida segurança e confiança em nosso trabalho.

Pois bem, prossigamos:

Para tanto, precisamos entender primeiro como o sistema trabalha para em seguida entender as “falhas na pesquisa”.

Entendendo como o sistema busca os dados

Nosso sistema possui uma metodologia de trabalho montada para interagir nas diversas páginas da Web da mesma forma que um usuário usaria, ou seja, digitando um site, logando em uma página, utilizando os formulários de busca, etc.

Tudo isso ocorre dentro de nossos servidores que criam um enlace entre nossas máquinas e os diversos sites de onde se desejam buscar os dados.

Uma vez interagido com a página (logado, acessado, pesquisado), a página aberta é vasculhada por outro código que varre toda a página em busca dos dados requeridos e quando são encontrados são salvos e direcionados a quem de direito.

Esse método é o mesmo utilizado por todos os sistemas jurídicos do mercado, bem como pelos sites de busca como a google, yahoo, bing, etc.

Apesar de nossos servidores e nossos códigos serem muito bem programados visando a performance, nós também zelamos pelo uso de toda a coletividade, nossos servidores somente buscam esses dados em intervalos bem espaçados e em horários em que não ocorram o uso pela população (das 00hs até as 05 hs da manhã).

O que são as falhas e como elas ocorrem?

As falhas podem ocorrer no momento em que nossos scripts encontram alguma dificuldade para acessar esses dados, sejam elas por alguma mudança na página, atualização, demora de resposta, números ou caracteres não reconhecidos, etc.

Outro problema crítico é justamente a maneira como a justiça dispõe seus dados. Muitas serventias ainda estão com processos que foram escaneados em formato de imagem e não há como um sistema buscar em todos os pdfs espalhados nos diversos sites da justiça convertendo sua imagem em texto, o que seria uma carga de processamento enorme e não haveria tempo hábil para seu término.

Tais erros são muito comuns, pois um script, por melhor que ele seja elaborado, não tem o poder de raciocínio, dessa forma não há como ele descobrir por si uma solução no caso de algum problema e infelizmente todos os mecanismos de busca que interpretam os dados de uma página enfrentam o mesmo problema.

Essa é a explicação porque os diversos sistemas disponíveis no mercado possuem suas falhas quando o assunto é buscar dados em outros sites disponíveis na internet.

Como nós do Legis Peritis agimos em relação a essas falhas?

Justamente para evitar que nossos clientes sejam pegos de surpresa, nosso sistema avisará ao escritório que houve erro na busca de algum processo, dessa forma o advogado sabe que aquele processo não foi verificado corretamente e se for um processo em vias de receber alguma publicação importante, ele poderá em tempo acessar manualmente o site da justiça e verificar se há algo crucial.

Nós dispomos uma opção de desativar tais avisos para um determinado processo. Essa opção está disponível no momento que você configura a busca automática de andamentos.

Essa opção é somente para evitar que um determinado processo que já tenha seu trânsito em julgado ou ainda que não esteja em fase crucial possa gerar vários avisos.  Ou seja, desativando essa opção, você não receberá mais avisos desse processo em caso de falhas, essa escolha fica por parte do advogado. Nós aconselhamos sempre deixar os avisos ativados, ou se desejar desativar, que seja feito somente naqueles processos que não estejam em fase crítica.

Então eu sempre receberei avisos de falhas?

Infelizmente sim, mas acreditamos que agora você entenda melhor o que são esses avisos e que são somente lembretes para que verifique esses processos a que os avisos se referem, isso caso eles apareçam.

Se não aparecer nenhum aviso, significa que todos os processos estão sendo verificados corretamente e você não precisa se preocupar.

Como eu saberei o momento de acionar o suporte se ocorrer muitos erros?

Você deverá acionar o suporte caso verifique que mesmo com a busca automática corretamente configurada (justiça e o número do processo), o sistema não atualiza seus andamentos mesmo após vários dias (2 dias é o suficiente), nesse caso está com toda a certeza ocorrendo algum erro que impede o sistema de se comunicar com os sites.

Devo confiar nas buscas do diário oficial?

O que aparecer dentro do sistema é confiável, pois se seu nome foi encontrado é porque definitivamente há algo envolvido com ele.

O problema é quando não encontra, pois conforme mencionado acima, muitas publicações ainda estão em PDF com formato de imagem, qualquer sistema já tem uma dificuldade natural de buscar dados dentro de um arquivo no formato PDF, se estiver em formato de imagem então, torna-se inviável.

Como também o formato e a maneira como esses dados são expostos nas páginas podem ocasionar erros em sua leitura, natural já que nenhum programa é dotado do raciocínio e poder de julgamento humano.

Além do que não temos controle de como esses dados são confeccionados nos sites da justiça e da imprensa oficial, pois são feitos dentro de servidores que não temos acesso.

O ideal para qualquer escritório é sempre ter outras fontes de pesquisa no que tange publicações em diário oficial, pois caso uma falhe há a possibilidade de ser encontrado por outro. Para ajudar nossos clientes nós criamos essa ferramenta e é disponibilizada gratuitamente para somar forças com as demais.

Para a infelicidade de muitos militantes da justiça, há muitos donos de servidores que preferem mentir afirmando que seus mecanismos de busca são infalíveis e que toda a publicação será encontrada, lamentável, basta perguntar a qualquer profissional de informática sobre o funcionamento de um mecanismo de busca para saber o que realmente ocorre, isso sim é uma grande deslealdade com o cliente.

Há algum meio melhor para essas buscas?

Sem sombra de dúvidas, mas todos eles deveriam ter uma conexão direta com os diversos sites da justiça. Mas infelizmente os administradores desses servidores não abrem essa porta para nós da iniciativa privada (apenas por comentário, não foi por falta de tentar).

Um desabafo:

Vocês não sabem o quanto nós tentamos por contatos nos diversos órgãos da justiça solicitando uma conexão para a troca desses dados. As poucas respostas que tivemos são no sentido restrição a esses acessos, dificultando, bloqueando e criando barreiras de proteção para impedir que se busquem esses dados.

Concordamos que infelizmente muitos colegas optam por colocar seus servidores de forma a sobrecarregar os sites da justiça, causando lentidões e retirando os acessos de quem precisa. Contudo nem todos agem dessa forma, há aqueles são pautados na ética e na solidariedade.

Por outro lado, um servidor como nosso que busca os dados de forma rápida e em horários que não causarão nenhum dano a coletividade, são servidores benéficos, pois uma busca feita por nós significa milhões de usuários que não precisarão acessar os sites dos tribunais, isso sim alivia e muito os servidores da justiça.

Então porque simplesmente não estabeleçam regras para o acesso e liberem através dessas condições? cumpriríamos a risca e com todo o prazer!

Fica aqui o meu protesto, seria muito bom para toda a coletividade jurídica que os diversos órgãos de nosso judiciário criassem meios melhores de comunicação com servidores de sistemas jurídicos do âmbito privado, dessa forma poderíamos utilizar meios mais confiáveis e melhoraríamos muito o quesito “publicidade” dos atos da justiça, juntos poderíamos sim dar a devida celeridade a nossa justiça, basta que nos abram as portas.

Espero que um dia algum deputado de visão proponha um projeto lei no sentido de obrigar a nossos órgãos do judiciário a fornecer esses meios de comunicação, esse sim seria um grande e visionário projeto para nosso Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Digite a resposta para habilitar: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.